Comportas da hidrelétrica de Samuel podem ser abertas em RO, diz Eletronorte

09/01/2019 00:00:00 Noticias
rZd70wJg8Qnr
.




Por causa da intensificação das chuvas, a Eletronorte divulgou uma nota na tarde desta terça-feira (8) informando que poderá abrir as comportas do vertedouro da usina hidrelétrica de Samuel, no rio Jamari.


A última medição feita pelo Centro de Operação da Usina registrou nível de 86,45 metros. A cota de montante a ser mantida durante o período das cheias no reservatório será no máximo de 87,40 metros. Isso demonstra que falta menos de um metro para que o reservatório alcance a cota máxima.


Conforme a Eletronorte, a previsão é de que a abertura aconteça na próxima segunda-feira (14). Mas, caso ocorram ondas de vazão, a abertura pode ou não ser antecipada.

A Eletronorte disse ainda que a abetura é necessária por causa da intensificação das chuvas e a medida poderá causar alagamento das áreas de várzea do rio Jamari, que ficam abaixo da margem. Ao todo, pelo menos 1,5 milhão de litros de água por segundo devem ser despejadas no Jamari.

As comunidades ribeirinhas próximas já estão sendo informadas sobre a possível abertura das comportas. A Eletronorte infomou que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente também foi informada.

Fonte: g1.globo.com

Jornalista Ronan Almeida de Araújo é registrado profissionalmente na Delegacia Regional do Ministério do Trabalho no Estado de Rondônia sob 431/98

Postagens Semelhantes